Perguntinhas pro Ginecologista


gineco_gravidezMuitas vezes as mulheres que se descobrem grávidas pela primeira vez ficam ansiosas na hora de marcar a primeira consulta com o médico ginecologista. Essa é a hora de perguntar tudo o que você quer saber, e, as vezes está aí o motivo da ansiedade, pois muitas futuras mamães nem sabem o que devem ou não perguntar para o especialista. Ficam com receio de “perder a oportunidade” em receber todas as orientações do médico naquele momento ou mesmo esperam que ele fale tudo para você. A não ser que você tenha tirado a sorte grande, é pouco provável que ele explique tudo a você sem você sequer perguntar.

Mas calma, você terá nove meses para se informar e adquirir conhecimento para enfrentar este maravilhoso período de forma mais tranquila. Mas é claro que se organizar para aproveitar ao máximo as consultas com o medico é a melhor saída. E uma maneira de se fazer isso é pensar o que você quer e precisa saber bem antes da consulta. Organizar o pensamento e escrever no papel é uma boa dica, além, é claro, pedir ajuda para o pai, para as futuras vovós ou mesmo aquela grande amiga que já passou por isso.

Por isso vou dar uma ajuda do que você deve perguntar para o medico ginecologista, e que pode fazer a diferença.

Pode ser que você já tenha passado pela primeira consulta, não tem  importância. Veja se você precisa ainda ouvir do seu médico algum esclarecimento das questões abaixo e as faça nas outras consultas.

Vou adequar para vocês as perguntas que eu fiz nas minhas duas gestações, que tiveram 5 anos de diferença uma da outra e os ginecologistas eram diferentes. Algumas vão parecer óbvias, mas isso é só um lembrete, faça todas as perguntas que você achar necessário.

1-    Eu tinha uma doença anterior e sempre tomei remédio, devo continuar? Quais as medicações que posso tomar na gravidez? Eu sempre preciso perguntar ao médico se posso tomar alguma medicação caso pareça ser inofensiva? Se tiver alguma alergia, devo avisar ao médico, principalmente se for alergia a medicamentos?

2-   Meu trabalho envolve contato com produtos químicos, como devo proceder?

3-   Preciso ter alguma restrição alimentar? Café, álcool etc. Detesto leite, existe outra opção?

4-   Posso tingir o cabelo, alisar ou fazer permanente?

5-   É o meu médico mesmo que vai fazer o parto? Tenho convênio médico, preciso pagar a mais por isso?

6-   Eu ainda devo me preocupar com a gripe Influenza H1N1 ? Que cuidados extras devem ser tomados? Preciso tomar a vacina?

7-  Eu faço atividade física, devo parar ou continuar? A partir de que mês posso fazer hidroginástica?

8-   Quando devo procurar o ginecologista entre uma consulta e outra? Com que situações devo me preocupar caso ocorra entre uma consulta e outra?

Se precisar, imprima e leve na consulta, confiar na memória, com a vida corrida que nós levamos não dá, não é mesmo?


1.382 Comentários

  1. Patricia Luiza

    Olá! Tudo bem? Bem o que eu quero falar nao é só um comentário quero parabenizar pela pagina que é muito informativa e muito interressante. Adorei mesmo, vocês estão de parabéns.

  2. thatyane lima

    Bom, eu queria saber é que minha mãe falou q quando a menstruação avisa e não vem é sinal de gravidez. Isso é verdade?
    Parabéns pela página, é um sucesso.

  3. Olá, Thatyane. Tudo bem?

    A menstruação pode atrasar por diversos fatores. Se você estiver passando por um momento estressante da sua vida, por exemplo. Isso pode afetar seu ciclo menstrual. Fique tranquila e relaxe. Aguarde mais alguns dias. Se ela realmente não vier, procure um médico ou faça um exame para “tirar a prova dos 9″.

    Um beijo

    Bia

  4. Olá, sou dona de casa, estou grávida de tres meses e duas semanas e cuido de um bebê de 7 meses, ultimamente estou ficando muito estressada e tenho receio de que esse estresse atinja não só meu bebê, mas o que eu cuido também, pois ele está passando por uma fase de descobrimento agora, luta contra o sono, quer passear e nem sempre estou disposta a isso. Estou pensando em parar de cuidá-lo para me dedicar mais a gravidez. Qual sua opinião sobre isso?

  5. Bia Queiroz

    Oi Mariza

    Parabéns pela gravidez!
    Nem sempre conseguimos passar o período de gestação com a calma que gostaríamos, não é mesmo?
    Mas não se preocupe ele ainda não vai ser totalmente afetado por alguns pequenos contratempos.
    O importante é você curtir o desenvolvimento do seu bebê na sua barriga, te digo mais, depois você vai sentir saudades deste tempo.
    Então aproveite este momento mágico com seu filho que vem por aí, pois passa rápido.

    Beijo, Bia
    Ah! Manda a foto da barriga para eu colocar na galeria!

  6. sheylla ferreira

    è possivel engravidar fazendo sexo sem gozar dentro da vagina ?

  7. Tatiane lima

    Ola Sheylla é possivel sim, comigo aconteceu…

  8. Bom dia

    Em 1º lugar adoreiii o site.. gostaria de saber o seguinte, eu fiz o exame do beta com 5 dias de atraso, para ser + teria que ser acima de 25 e o meu de >1000 , resumindo estou gravida, mas um colega meu disse q a namorada tbm fez o exame tinha dado positivo e foi ver depois era um cisto crescendo dentro dela. Morro de medo que seja um cisto e não um bb ontem fui desesperadamente até a farmacia e fiz aquele teste com a urina deu positivo tbm. Qual será a possibilidade de ser um cisto? Será q é um bb mesmo ? Tenho medo pois sempre quiz um filho e tenho medo de me decepcionar.
    Desde ja obrigada

  9. Olá Priscilla

    É verdade que alguns tipos tumor pode aumentar a quantidade de beta hcg, mas se todas as mulheres que tiverem com seus exames de sangue e de urina positivos para gravidez ficassem com esse medo, as clínicas de oncologia estariam lotadas.
    Parabéns pela gravidez!!!!
    Procure seu ginecologista e inicie o pré natal.

    Abraço
    Bia

  10. ola estou de 10 semanas as vezes sinto umas colicazinhas fraquinhas e a medica disse q é normal so devo fazer o minimo de repouso e evitar relação sexual, so q to meio preocupada pois algumas pessoas me falaram q pode ser inicio de aborto ou gravidez de risco ,isso é verdade???

  11. oi gente, eu me casei a dis anos atras e estou querendo engravidar des de entao e nao consigo eu ja fui no medico e nao tenho nada
    e nem meu marido por que ocorre isso?

  12. oi,
    Gostaria de saber que dia eu engravidei e o dia que eu vou dar à luz,pois fiz o ultrasson no dia 23-03-11 e constatou 33 semans e um dia.bjs! adorei o sit!

  13. adriana da silva

    tenho 38 anos gosta ria de saber se a mulher quando faz laqueadura amarrada ela pode voltar engravida.ficarei esperando a resposta ansiozamente desde ja quero parabelizar por essa pagina.

  14. Ola….tb adoreio site! Descobri que estou gravida de 5 semanas, porem estou tendo umas leves dorzinhas na barriga e pequenas colicas, porem minha medica disse que eh normal, mas Isso pode ser indicio de alguma complicacao na gravidez? Estou preocupada que na minha gestacao minha mae teve q tomar remedio pra nao abortar de mim durante os 9 meses, isso tb pode acontecer comigo? Estou muito ansiosa e com medo ao mesmo tempo, pois ainda na fiz nenhum ultrasson pra saber se esta tudo bem. Gostaria de alguma resposta para ficar mais tranquila.
    bjus adorei o site…

  15. minha mestruação esta atrasada ha +ou- 20 DIAS SERA QUE ESTOU GRAVIDA BEIJOS
    MARTA
    E PARABENS PELO SITE

  16. Oi Marta

    Não dá para saber ao certo, o melhor mesmo é fazer o teste. Um bom teste de farmácia é muito eficiente. Melhor fazer logo do que ficar com dúvidas.
    Abraço

  17. Oi Thais

    Um pequeno incomodo na barriga no inicio da gestação pode ser normal e se sua médico disse que era, não se preocupe. Importante que vc confie no seu médico.

    Abraço

  18. Oi Adriana

    A probabilidade da mulher engravidar depois de uma laqueadura diminui drasticamente, mas nesse mundo de meu Deus tudo pode acontecer.
    A minha ginecologista fez a minha laqueadura e ela cortou e amorrou e disse que dali não sairia mais nada. No caso de apenas amarrar, depois de alguns anos o “nó″ poderia ser desfeito naturalmente, ouseja, é possível porém pouco provável.

    Abraço

  19. fabricia h.cruz de oliveira

    bom dia,estou gravida de 13 semanas e uso hidroxido de cálcio no cabelo ,gostaria de saber se posso usar durante a garvidez e apartir de quantas semanas.bjs

Deixe uma Resposta