10 Dicas valiosas para quem quer engravidar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você que ainda não tem nosso aplicativo, com uma calculadora super útil, pode instalar agora no seu celular e além de tudo que você encontra no nosso site, vai ter também a calculadora que pode te auxiliar durante todo o seu período pré-natal, gravidez e ser sua parceira no crescimento do seu bebê.

Vamos as dicas.

1. Registre a frequência do ciclo menstrual
Uma mulher que deseja ter um bebê deve monitorar se os primeiros dias de menstruação tendem a ter o mesmo número de dias de intervalo todos os meses, o que é considerado regular. Por outro lado, seus períodos podem ser irregulares, o que significa que a duração de seu ciclo varia de mês para mês. Ao rastrear essas informações em um calendário, uma mulher pode prever melhor quando pode estar ovulando, que é o momento em que seus ovários liberam um óvulo todo mês.

O óvulo de uma mulher é fértil por apenas 12 a 24 horas após o seu lançamento, de acordo com a Associação Americana da Gravidez. No entanto, o esperma de um homem pode sobreviver no corpo de uma mulher por até cinco dias.

2. Monitor de ovulação
Mulheres com ciclos regulares ovulam cerca de duas semanas antes da chegada de seus períodos. É mais difícil prever a ovulação em mulheres com ciclos irregulares, mas geralmente ocorre 12 a 16 dias antes do início do seu próximo período.

Existem vários métodos que as mulheres podem usar para ajudar a determinar seus dias mais férteis a cada mês.

Os kits de previsão de ovulação em casa podem tirar algumas das suposições de descobrir quando uma mulher está ovulando. Vendido em farmácias, os kits testam a urina para hormônio luteinizante, substância cujos níveis aumentam a cada mês durante a ovulação e fazem com que os ovários liberem um óvulo. Os três dias após um resultado positivo no teste são o melhor momento para os casais fazerem sexo, aumentando suas chances de engravidar, relata a Associação Americana de Gravidez.

Outro método para prever a ovulação é rastrear o muco cervical, que envolve uma mulher verificando regularmente a quantidade e a aparência do muco na vagina. Pouco antes da ovulação, quando a mulher é mais fértil, a quantidade de muco aumenta e também se torna mais fina, mais clara e mais escorregadia, de acordo com a March of Dimes. Quando o muco cervical se torna mais escorregadio, pode ajudar o esperma a chegar ao óvulo. Um estudo publicado na revista Fertility and Sterility descobriu que mulheres que verificavam seu muco cervical consistentemente tinham 2,3 vezes mais chances de engravidar durante um período de seis meses

3. Faça sexo todos os dias durante a janela fértil
A “janela fértil” abrange um intervalo de seis dias, cinco dias antes da ovulação e no dia da ovulação, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Estes são os dias de cada mês em que uma mulher é mais fértil.

Algumas mulheres estão recorrendo a novas ferramentas tecnológicas, como aplicativos e sites de rastreamento de fertilidade, para ajudá-las a controlar quando podem ter mais chances de conceber, mas um estudo feito em 2016 sugere que os aplicativos podem não ser tão precisos.

Pesquisas mostraram que não houve uma grande diferença nas taxas de gravidez entre casais que fizeram sexo todos os dias durante a “janela fértil” (37%) em comparação com casais que fizeram isso todos os dias (33%), disse Pavone. “E fazer sexo todos os dias pode ser mais fácil para um casal”.

Existem muitos equívocos comuns e histórias de senhorasa sobre concepção. Por exemplo, não há evidências de que a posição sexual influencie as chances de um casal ter um bebê, nem uma mulher deitada de costas por um certo período de tempo após a relação sexual aumentar as chances de engravidar.

Mas existem alguns lubrificantes vaginais à base de água que podem diminuir o movimento dos espermatozóides, por isso o especialista recomendou o uso de pré-semente, em vez de astroglida ou gel de marca K-Y, quando a lubrificação é necessária.

4. Busque um peso corporal saudável
Ser muito pesada pode reduzir as chances de uma mulher conceber, mas ser muito magra pode tornar ainda mais difícil ter um bebê.

A pesquisa mostrou que uma mulher que está acima do peso pode demorar duas vezes mais para engravidar do que uma mulher cujo IMC é considerado normal, disse o especialista. E uma mulher que está abaixo do peso pode levar quatro vezes mais tempo para conceber.

Ter muita gordura corporal produz excesso de estrogênio, o que pode interferir na ovulação. Perder 5 a 10% do peso corporal antes que uma mulher comece a tentar engravidar pode melhorar sua fertilidade, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Um estudo realizado em 2017 descobriu que casais em que ambos os parceiros são obesos podem levar de 55 a 59% mais tempo para engravidar, em comparação com casais que não são obesos.

Mulheres magras demais podem não ter períodos regulares ou podem parar de ovular.

5. Tome uma vitamina pré-natal
O Especialista recomenda que as mulheres que estão tentando engravidar comecem a tomar uma vitamina pré-natal antes mesmo de engravidar. Dessa forma, uma mulher pode encontrar um que seja mais agradável ao seu sistema e permanecer nele durante a gravidez, disse ela.

Outra possibilidade é tomar um multivitamínico diariamente, desde que contenha pelo menos 400 microgramas (mcg) por dia de ácido fólico, uma vitamina B importante para prevenir defeitos congênitos no cérebro e na coluna vertebral do bebê, disse Pavone.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças insta as mulheres a tomar 400 mcg de ácido fólico todos os dias por pelo menos um mês antes de engravidar, para ajudar a prevenir defeitos congênitos.

Obter uma vantagem inicial sobre a suplementação de ácido fólico é uma boa idéia, porque o tubo neural se desenvolve no cérebro e na coluna vertebral 3 a 4 semanas após a concepção, antes que muitas mulheres percebam que estão esperando.

6. Coma alimentos saudáveis

Embora possa não haver uma dieta específica para promover a fertilidade, comer uma variedade de alimentos saudáveis ​​pode ajudar a preparar o corpo de uma mulher para a gravidez, fornecendo a ela reservas adequadas de nutrientes essenciais, como cálcio, proteína e ferro. Isso significa comer uma variedade de frutas e legumes, proteínas magras, grãos integrais, laticínios e fontes saudáveis ​​de gordura.

Além de tomar um suplemento contendo ácido fólico, a mulher também pode obter essa vitamina B em alimentos como vegetais de folhas verde-escuras, brócolis, pães e cereais fortificados, feijão, frutas cítricas e suco de laranja.

Ao tentar engravidar, coma quantidades menores de peixe com alto teor de mercúrio, como peixe-espada, tubarão, carapau e peixe-azulejo.

Além disso, vá devagar com a cafeína: o consumo de mais de 500 miligramas de cafeína por dia está relacionado à diminuição da fertilidade das mulheres. Tomar 1 a 2 xícaras de café, ou menos de 250 mg de cafeína, por dia antes de engravidar parece não ter impacto na probabilidade de concepção, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

7. Reduza os treinos extenuantes
Ser fisicamente ativo na maioria dos dias da semana pode ajudar o corpo de uma mulher a se preparar para as demandas da gravidez e do parto. Mas fazer muito exercício ou fazer exercícios extenuantes frequentes pode interferir na ovulação.

Os médicos veem muitos distúrbios menstruais em mulheres que se exercitam pesadamente, e muitas vezes essas mulheres precisam reduzir seus treinos se quiserem engravidar, Pavone disse à Live Science.

8. Esteja ciente dos declínios de fertilidade relacionados à idade
À medida que as mulheres envelhecem, sua fertilidade diminui devido a alterações nos ovários relacionadas à idade que causam um declínio na quantidade e qualidade de seus óvulos. Com o avanço da idade, há também um risco aumentado de alguns problemas de saúde, como miomas uterinos, endometriose e bloqueio das trompas de Flallp, que podem contribuir para a perda de fertilidade.

Há um declínio gradual da fertilidade nas mulheres a partir dos 30 anos, um declínio mais acentuado após os 37 anos e um declínio acentuado após os 40 anos, disse Pavone. Esses declínios significam que pode levar mais tempo para engravidar.

9. Elimine os hábitos de fumar e beber
Fumar pode levar a problemas de fertilidade em mulheres e homens. Os produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro, como nicotina e monóxido de carbono, aceleram a taxa de perda de óvulos de uma mulher, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Fumar envelhece os ovários de uma mulher e esgota o fornecimento de óvulos prematuramente, de acordo com a Clínica Mayo.

Também é uma boa idéia que as mulheres fiquem longe do fumo passivo, o que pode afetar suas chances de engravidar. O uso de maconha e outras drogas recreativas também devem ser evitados ao tentar engravidar.

É mais seguro para uma mulher evitar o álcool quando espera engravidar. Uma mulher também deve parar de consumir álcool se parar de usar o controle de natalidade, porque ela quer engravidar.

No entanto, um estudo de 2017 descobriu que cerca de metade das mulheres grávidas nos Estados Unidos bebem álcool na época em que engravidam ou no início da gravidez, geralmente antes de saberem que estão esperando.

Beber álcool em níveis moderado (um a dois drinques por dia) ou pesado (mais de dois drinques por dia) pode dificultar a gravidez da mulher, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas.

Uma vez que uma mulher engravida, não há quantidade segura de álcool.

10. Saiba quando procurar ajuda
Tanto a mulher quanto o homem devem considerar fazer uma avaliação de infertilidade se a mulher tiver 35 anos ou mais e não engravidar após seis meses de fazer sexo regularmente sem usar o controle da natalidade, disse Pavone.

O especialista também recomendou que uma mulher com menos de 35 anos e seu parceiro consultassem um especialista em fertilidade se ela não engravidasse após um ano de relações sexuais desprotegidas regularmente.

Não se esqueça, instale o nosso aplicativo, use nossa calculadora e receba periodicamente dicas que vão auxilia-la durante todo o processo.

Mais Matérias