10 vantagens do parto normal para o bebê e mamãe –

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com um pré-natal caprichado e sem nenhuma complicação, não há como negar que ele é a melhor opção para a mamãe e o bebê. Mas na hora de listar as vantagens do parto normal, muita gente acaba pensando apenas na recuperação das mamães que é mais rápida e menos dolorosa que a cesárea. Porém, os bebês que nascem de parto vaginal também recebem uma série de benefícios. Vamos conferir?

Vantagens do parto normal para o bebê

O parto normal é o mais recomendado porque ele respeita a hora em que a natureza entende que os pequenos estão prontos para nascer. Dessa forma, faz com que eles passem por todo o processo do trabalho de parto que pode ser comparado como uma forma de prepará-los para a vida fora do útero.

Entre as vantagens para os bebês estão:

  1. Os bebês respiram melhor: enquanto a criança passa pelo canal vaginal, ela coloca para fora todo o líquido que há em seus pulmões. Dessa forma, o trabalho de parto é o processo final de amadurecimento pulmonar. Além disso, os ricos de complicações e doenças respiratórias tendem a ser menores;
  1. O bebê costuma ser mais calmo e mais alerta: durante o trabalho de parto, a mulher aumenta o nível de produção de um hormônio chamado ocitocina, que também é conhecido como o hormônio do amor. Quando ele entra em contato com o recém-nascidos, deixa os pequenos mais calmos e alertas;
  1. Menor risco de obesidade: o parto cesárea aumenta o risco de obesidade em adultos jovens. Uma vez que as crianças nascidas por cesárea não passam pelo canal vaginal, a cirurgia para a retirada do bebê promove mudanças significativas na microbiota intestinal dos bebês. Essas alterações estariam associadas a um maior índice de obesidade no futuro. Interessante, né?
  1. Maior receptividade ao toque: durante a passagem pelo canal vaginal, o corpo do bebê é massageado, fazendo com que ele desperte para o toque e não estranhe tanto o toque dos médicos e enfermeiros ao nascer;
  1. Facilidade na amamentação: os bebês que nascem de parto normal, quando ainda não tem o cordão umbilical cortado, e são colocados em cima da barriga da mãe geralmente conseguem se arrastar até o peito para mamar, sem precisar de nenhuma ajuda.

inchaço pós-parto

Benefícios do parto normal para a mãe

As vantagens do parto normal para a mãe incluem uma recuperação mais rápida e um menor tempo de internamento hospitalar. Enquanto que as mães que foram submetidas a cesária precisam ficar alguns dias no hospital. Outras vantagens são:

  1. Menor risco de infecção;
  2. Favorecimento da produção de leite materno;
  3. Os laços sentimentais com o bebê ocorrem com maior facilidade;
  4. O útero volta ao seu tamanho normal mais rapidamente;
  5. Conseguir se movimentar poucas horas após o parto, o que aumenta a sua autonomia e capacidade para cuidar do bebê.

Você sabia que a cada parto normal, o tempo de trabalho de parto fica mais curto? Enquanto o primeiro trabalho de parto dura cerca de 12 horas, na segunda gravidez, o tempo pode diminuir para 6 horas, 3 horas ou até menos.

vantagens do parto normal

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

10 mitos e verdades sobre o parto normal

Parto normal após cesárea é possível?

Parto de gêmeos pode ser normal?



Fonte: Ficar Gravida

Mais Matérias