Alergia nas Mãos: O que é, principais causas e Tratamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

As mãos são partes extremamente importantes de nossos corpos. É com elas que temos a maior parte do contato com corpos externos, com objetos e com todo tipo de coisa que encostamos. Exatamente por isso, elas estão mais sujeitas a serem afetadas por substâncias que podem causar alergia. Mas o que é exatamente a alergia nas mãos? Quais são os sintomas que se manifestam? Como é possível tratar desse problema? Se você quiser entender um pouco mais sobre essa condição, leia o texto de hoje e descubra todas as informações!

O que é a Alergia nas Mãos?

Pode-se considerar alergia nas mãos qualquer manifestação decorrente de uma reação a um ou mais agente externos. Tal alergia pode se manifestar de diversas formas diferentes, como com inchaços, manchas vermelhas, escamação na pele, coceira, pele descascada ou até mesmo vários desses sintomas combinados. A alergia nas mãos pode se manifestar apenas em uma das mãos ou nas duas, dependendo do contato que a pessoa tiver com o agente causador. Além disso, ela pode aparecer de maneira mais leve ou mais pesada em cada uma delas também.

É importante que a alergia nas mãos não seja confundida com doenças de pele que podem atingir exclusivamente essa região do corpo, como a psoríase ou a desidrose, por exemplo. Por isso, sempre que sintomas parecidos surgirem, é importante procurar um médico para investigar as causas e saber qual é o tratamento correto para o seu caso.

Por que temos Alergias nas Mãos?

As alergias são hipersensibilidades do nosso organismo que fazem com que nosso sistema imunológico tenha reações diversas, incluindo todos os sintomas que já citamos aqui. Por essa razão, não é possível apontar apenas um fator que cause esse tipo de alergia. Entre os principais estão:

  • Pré-disposição genética
  • Clima muito frio ou muito calor
  • Contato com produtos que retirem a proteção natural da pele, como os de limpeza
  • Uso de bijuterias
  • Uso de determinados medicamentos

O fato de que as mãos são a parte do nosso corpo que mais tem contato com objetos externos ao nosso corpo também faz com que ela seja uma das partes mais sensíveis às alergias.

Tipos de Alergias nas Mãos

Agora que você já entendeu melhor o que é a alergia nas mãos e porque a temos, podemos finalmente falar sobre os principais tipos existentes. Eles são:

  • Dermatite de Contato
  • Dermatite Atópica

Vamos falar individualmente sobre cada um deles para que você entenda quais são as suas principais características.

Dermatite de Contato

A dermatite de contato, como o próprio nome sugere, é o tipo de alergia que surge quando a mão entra em contato com algum agente alérgico. Esse agente pode variar entre produtos químicos, bijuterias e até mesmo algum tipo de planta. É sempre importante identificar a qual tipo de agente você tem alergia para que o tratamento possa ser feito da melhor maneira.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica tem como principal característica a secura da pele, mas também possui outros sintomas como coceira e a vermelhidão na pele. Trata-se de um tipo de alergia que pode surgir por conta de fatores como o frio ou o contato da mão por muito tempo com água gelada, por exemplo. É um tipo de alergia que se apresenta em fases e, em alguns momentos, é mais aguda ou mais amena.

Como tratar a Alergia nas Mãos?

Como já dissemos anteriormente, uma das principais atitudes a serem tomadas não apenas para tratar a alergia nas mãos, mas também qualquer outro tipo de alergia, é identificar o agente causador e evitar ao máximo o contato com ele. É claro que isso não é um tratamento em si, mas ajuda muito a evitar problemas que são comuns.

Em casos mais agudos, o médico pode receitar um corticoide ou um anti-histamínico para aliviar os sintomas. É importante ressaltar que você não deve nunca se automedicar, já que só um médico pode saber exatamente em que situações o uso desses medicamentos é realmente necessário.

Quando procurar um Médico?

As alergias nãos mãos normalmente não apresentam sinais muito graves e podem ser tratadas com alguns cuidados com a pele. Porém, existem momentos em que elas começam a atrapalhar suas atividades do dia a dia e, nesses casos, é importante procurar ajuda profissional.

Além disso, é sempre recomendável que você faça consultas para verificar se está tudo bem com a sua saúde e identificar certos problemas, como a alergia nas mãos. Dessa forma, mesmo que ela não esteja atacada, o médico poderá indicar tratamentos para quando você precisar.

Assim como qualquer outro tipo de alergia, a alergia nas mãos também pode trazer diversas complicações e ser algo bastante incômodo em nossas vidas. Por essa razão, é sempre importante entender mais sobre o que é essa condição e sobre como trata-la. Dessa maneira, as complicações que teremos serão com certeza menos severas. O melhor tipo de cuidado que você pode ter com a sua saúde é sempre o preventivo. Lembre-se disso.



Fonte: Trocando Fraldas

Mais Matérias