Exercícios físicos na gravidez: hora de praticar, mamãe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Exercícios físicos na gravidez: afinal, pode ou não?! Separamos os cuidados necessários, dicas e recomendações para as gestantes que buscam alguma atividade física! Essa prática estimula o aumento da capacidade aeróbica, ajuda nas “clássicas” dores na lombar, reduz a chance de pré-eclâmpsia, previne contra a diabetes gestacional, o risco de parto prematuro, diminui o estresse, a fadiga e ainda ajuda na recuperação pós-parto.

1º trimestre da gestação e exercícios físicos: pode ou não pode?

Não há dúvidas que os três primeiros meses de gravidez são os mais delicados devido ao risco de aborto espontâneo,  que pode acontecer por eventos naturais ou traumas físicos sofridos pela gestante.

De forma geral, a recomendação é clara: os médicos indicam que as gravidinhas devem reduzir a intensidade dos exercícios nesse período. Para as mamães que já estavam acostumadas a praticar exercícios físicos podem continuar, mas de forma bem mais leve. 

exercícios físicos

Reduzir não é parar! Veja bem, o foco é que tem que ser outro. As atividades devem ser específicas para a saúde, e não buscar um “desempenho” ou resultados, como normalmente se faz quando a mulher não está grávida. E lembramos sempre: O ideal é sempre conversar com o médico e aguardar a liberação devido ao seu estado clínico de saúde, afinal, cada gravidez é única.

Esse foi o exemplo da apresentadora Giovanna Ewbank, grávida pela primeira vez! Em sua conta no Instagram, a musa aparece mostrando a barriguinha de três meses e afirmou estar feliz por voltar com a rotina de exercícios. Ela escreveu: “No início fiquei com receio e insegurança de fazer algo que prejudicasse o bebê, mas essa semana voltei a fazer exercícios pra cuidar da minha saúde. E como já me sinto melhor! Nosso corpo é a nossa morada!”

Giovanna segue praticando exercícios físicos com acompanhamento de um profissional, o professor de Educação Física, Chico Salgado.

exercícios físicos

Outras mamães famosas como Ivete Sangalo,Sabrina Sato,Isis Valverde e Romana Novais também compartilharam momentos fitness durante a gestação. Veveta, inclusive, recebeu muitas críticas ao compartilhar sua rotina de treinos no Instagram enquanto estava grávida das gêmeas Helena e Marina.

exercícios físicos

Exercícios físicos que podem ser praticados durante a gravidez:

  • Yoga
  • Pilates
  • Caminhada
  • Hidroginástica
  • Alongamento
  • Exercícios de fortalecimento muscular

Lembrando sempre que: Essa recomendação é para mulheres saudáveis, sem problemas ou sintomas que comprovem uma gestação de risco. Nesses casos, a prática de exercícios físicos pode ser parcial ou totalmente restrita. 

#Dica: Para as mamães que estão em casa por conta da pandemia no novo coronavírus, existe muito conteúdo online de exercícios disponíveis na internet! No Youtube, no Instagram e em outras redes sociais, você encontra vários perfis de Yoga e Pilates que ministram aulas para iniciantes praticarem em casa!

Outro ponto importante: respeite seu ritmo! A gestante tem que se sentir a vontade, é não considerar uma obrigação ter que praticar exercícios, viu? ❤️

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Top 10 filmes sobre gravidez e maternidade (séries e documentários também!)

Barriga Solidária: entenda como funciona no Brasil

Parto em pé: Entenda a técnica utilizada com a influencer Sammy Lee

O post Exercícios físicos na gravidez: hora de praticar, mamãe! apareceu primeiro em .



Fonte: Ficar Gravida

Mais Matérias