Existe momento certo para engravidar? –

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nem sempre podemos planejar tudo em nossas vidas, como um filho que pode chegar de surpresa. No entanto, muitas mulheres que sonham com a maternidade costumam ter dúvidas sobre o momento certo para engravidar.

E para esclarecer essa questão, vamos mostrar as vantagens e os riscos da gravidez aos 20, 30, 40 e até mesmo 50 anos.

Qual o momento certo para engravidar?

Do ponto de vista biológico, o organismo da mulher já está pronto para ter um filho depois da primeira menstruação. Como isso costuma ocorrer muito cedo, por volta dos 12 anos, os médicos acreditam que só depois dos 18 anos que o corpo e os órgãos sexuais estão preparados mesmo para gestar um bebê.

Dessa forma, entre os 20 e 30 anos a mulher possui o máximo da sua fertilidade. Nesta fase o corpo feminino tende a ovular mais e os óvulos são de melhor quantidade.

 momento certo para engravidar

Gravidez aos 20

Por volta dos 20 anos, as pessoas começam a definir os objetivos de vida. Olhando pelo lado psicológico, é comum que uma mãe jovem sinta que está perdendo momentos que ocorrem mais na juventude, como uma viagem longa, por exemplo. Por outro lado, ela tem energia de sobra para aproveitar muito com o seu filho.

Financeiramente, homens e mulheres também não costumam ter uma reserva para emergências com filhos, já que ainda estão no início da carreira. Mas nada que a motivação de ser mãe não mova céus e terras, não é mamãe?

 momento certo para engravidar

Gravidez aos 30 

Fisicamente, o organismo pode se adaptar facilmente às modificações circulatórias, cardíacas, renais e metabólicas que ocorrem na gravidez. Estudos mostram que, em caso de tratamento, também há mais chances de sucesso: 50% por ciclo de fertilização in vitro. 

A partir do limite de 35, o cenário fica mais complicado. Aumenta o risco de pré-eclâmpsia (problema ligado à pressão), diabetes gestacional, abortos, partos prematuros, e síndromes genéticas, como a síndrome de Down. 

O lado bom que é que nessa fase muitas mulheres já adquiriram mais autoconhecimento e ganharam mais maturidade, o que ajuda a administrar a chegada da maternidade. Ao mesmo tempo, as exigências de expansão profissional podem ser conflitantes com os cuidados que um filho exige. Maternidade real que se chama, né?

 momento certo para engravidar

Gravidez aos 40 

Embora, hoje, seja possível driblar o relógio biológico por meio das técnicas de reprodução assistida, ele existe e começa a dar sinais de desgaste. Enquanto a chance de engravidar naturalmente aos 30 é de 25% a cada ciclo menstrual, aos 40 ela cai para 7%. 

O risco de aborto chega a 30% e a probabilidade de diabetes gestacional e hipertensão, que varia de 10% a 20% até os 35, dobra a partir dos 40 anos. No entanto, financeiramente a carreira costuma estar consolidada e a mulher já realizou seus principais sonhos de lazer e viagens. 

 momento certo para engravidar

Gravidez aos 50?

Sim! As chances de gravidez natural aos 50 anos existem, mas são bastante baixas, em torno de 3%. Mesmo recorrendo a técnicas como a fertilização in vitro, essa possibilidade cai de 25% aos 40 anos para apenas 5% aos 50.

Hoje existem técnicas, como a do congelamento de óvulos, que deve ser feito pela mulher quando mais jovem. Outra possibilidade é recorrer à adoção. O conselho federal de medicina estipulou que os médicos avaliem caso a caso os riscos de um tratamento nesta fase e informem a futura mãe dos riscos envolvidos, que incluem hipertensão, diabetes, parto prematuro e baixo peso do recém-nascido.

 momento certo para engravidar

Não há regras quando o assunto é maternidade!

Quando falamos do sonho de ser mãe não há certo ou errado, apenas o que é melhor para cada uma! A hora certa de ter um filho é relativa e nem sempre esperada, mas, com certeza, com muito amor envolvido!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Maternidade tardia aumenta procura por congelamento de óvulos

Gravidez tardia aumenta riscos de complicações

Gravidez depois dos 40: conheça as dúvidas mais frequentes



Fonte: Ficar Gravida

Mais Matérias