Gravidez acima do peso, o que fazer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Estar grávida significa ganhar peso. Por conta do bebê que a cada semana cresce mais e mais, a placenta que está cheia de líquido amniótico e o inchaço do corpo, as mulheres grávidas costumam ganhar algum peso durante a gestação. Talvez você já tenha ouvido falar que grávidas têm que comer por dois, mas será que isso é verdade? Gravidez acima do peso é um problema? Grávidas não precisam tomar cuidado com o ganho de peso? Como controlar o ganho de peso durante a gestação? Essas e outras perguntas respondidas neste texto!

Neste artigo você vai encontrar:

Ganho de peso durante a gravidez

Ganhar peso durante a gravidez é algo extremamente comum. Segundo um artigo da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), esta é a média de ganho de peso e alteração no corpo da mulher. Eles são os principais motivos do ganho de peso da gestante.

Produtos da gestação

  • Bebê em formação 2,7 Kg a 3,6 Kg
  • Líquido aminiótico 0,9 Kg a 1,4 Kg
  • Placenta 0,9 kg a 1,4 kg.

Aumento dos tecidos da mãe

  • Aumento dos tecidos maternos
  • Expansão do volume sanguíneo 1,6 kg a 1,8 kg.
  • Expansão do líquido extracelular 0,9 kg a 1,4 kg.
  • Crescimento do útero 1,4 kg a 1,8 kg.
  • Aumento do volume de mamas 0,7 kg a 0,9 kg.
  • Aumento dos depósitos maternos – tecido adiposo 3,6 kg a 4,5 kg.

Além disso, para cada tipo de gestante, existe um ganho de peso ideal que normalmente é baseado na IOM (Institudo de Medicina). Consulte seu obstetra para saber qual é o ganho ideal para você!

Gravidez acima do peso é ruim?

Apesar da crença popular dizer que uma mulher grávida tem que comer tudo que tiver vontade e que quanto mais peso ela ganhar é melhor é um mito. Mesmo na gravidez é preciso tomar cuidado com a alimentação e o ganho de peso. Uma pesquisa realizada na USF (Universidade São Francisco) das Ondas apontou uma relação entre o ganho excessivo de peso durante a gravidez e a retenção de peso entre os 6 e 12 meses após o parto. No artigo da ABESO podemos encontrar as seguintes afirmações:

A gestação está incluída na lista dos fatores clássicos desencadeantes da obesidade. E o início ou manutenção da obesidade nesta fase está associado a inúmeros riscos maternos e fetais. Numa gestação normal o ganho de peso ocorre devido a aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepção.

Em resumo, estar acima do peso, ou em estado obeso, é perigoso. Precisamos sempre buscar uma vida equlibrada e balanceda para que nosso corpo funcione da melhor forma sempre.

Como controlar o ganho de peso?

Sabendo de tudo isso, que tal pensar em formas de se ganhar peso de forma saudável e controlada? Em resumo, controla-se o ganho de peso da mesma forma como se faz normalmente, tendo uma alimentação saudável e praticando alguma atividade física (lemrando que grávidas não podem fazer dieta, que é ter uma alimentação restritiva). O ideal é que você procure um nutricionista para receber as orientações certas e poder seguir uma rotina alimentar de confiança. Já sobre as atividades físicas, é importante saber quais delas são seguras e a frequência e intensidade que você pode praticá-las. Confira neste texto os esportes mais recomendados para se praticar durante a gestação e qual a intensidade mais segura para tal!

Benefícios de se ter uma alimentação balanceada na gestação

Ter uma alimentação equilibrada e balanceada durante a gestação tráz diversos benefícios além do controle do ganho de peso. Um deles é poder oferecer todos os nutrientes que o bebê precisa para se formar. Pois a única fonte de nutrientes que ele tem é você. Comer de forma equilibrada faz com que você ofereça a ele, de forma balanceada, o que ele precisa para poder, semana a semana, crescer saudável. Além disso, quando nos alimentamos mal, nosso próprio corpo pode apresentar alguma desordem. Existem diversos tipos de incômodos comuns na gravidez que podem ser amenizados com uma alimentação equilibrada. A ansiedade é um bom exemplo disso.Por isso, você ir a, pelo menos, uma consulta com o nutricionista durante o pré-natal é uma ideia muito boa e fortemente incentidada pelos médicos.

Problemas para o bebê numa gestação acima do peso

Estar acima do peso durante a gestação pode trazer riscos para você e para o seu bebê que está se formando. Cuidar da sua saúde é, também, cuidar da saúde do seu filho ou filha que está para chegar neste mundo! Manter uma alimentação saudável e uma rotina de prática de exercícios físicos também é uma forma de amar este serzinho que está se formando dentro de você.

Uma pesquisa da UFMG (Universidade Federam de Minas Gerais) concluiu o seguinte sobre obesidade materna:

A obesidade materna constitui um grave risco para a saúde da mae e do filho, com impacto que aumenta com o grau de obesidade. A dieta nao balanceada e o sedentarismo, antes e durante a gravidez, contribuem nao só para o desenvolvimento fetal anormal, como também para o aumento da morbidade e mortalidade neonatal, durante a infância, adolescência e na idade adulta

Não desista de ter uma vida saudável e equilibrada

Com certeza, ter uma vida saudável não é fácil, principalmente nos dias de hoje. Mas não se desanime! Peça ajuda para seus amigos e familiares e convide eles para buscarem junto com você uma vida equilibrada. É um desafio diário escolher corretamente a alimentação e as atividades que vamos exercer durante o dia, mas não desita, é por uma boa causa! E pense positivo, logo mais a gestação chegará ao fim e você poderá ficar um pouco menos preocupada com a obesidade materna, pois grande parte do que aumentava o seu peso já vai ter saído. E o aprendizado que você obteve durante a gestação pode ser útil para a alimentação do seu filho ou filha!

Gostou deste texto? Compartilhe com a sua amiga que está preocupada com o ganho de peso ou a obesidade materna durante a gravidez! E você? Como controlou o ganho de peso? Você também viveu uma gravidez acima do peso? Comente aqui embaixo e ajude outras mamães que vivem este problema hoje!



Fonte: Lá vem bebê

Mais Matérias