Mitos e verdades sobre a imunidade das crianças –

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com a pandemia do covid-19 e a aproximação do inverno, muitos papais podem ficar preocupados com os filhos. Afinal, a imunidade das crianças ainda está em desenvolvimento e não é capaz de dar uma resposta rápida a doença.

Desenvolvida ainda na gravidez, as defesas naturais dos pequenos só estarão complemente pronta na adolescência. Por isso, é tão comum a garotada contrair algum vírus ou bactéria. Mas isso não quer dizer que você precisa esperar todo esse tempo de braços cruzados!

Reunimos alguns mitos e verdade sobre a imunidade das crianças e dicas valiosas para que seu filho fique cada dia mais saudável!

Imunidade das crianças: é necessário dar cápsulas de vitamina C?

MITO! Os suplementos ajudam só quando há recomendação médica para eles. Isso porque o ideal é obtê-los na própria alimentação e só suplementar quando há uma deficiência nutricional comprovada. Por isso, nada de substituir o alimento pela vitamina viu, mamãe?

Criança que se suja fica menos doente?

VERDADE! A garotada precisa ter contato com agentes patógenos presentes no ambiente para desenvolver seu sistema imune de forma mais eficaz. Ou seja, ter contato com a natureza e sentar no chão está mais que liberado! Ah, mas só deixe para começar esse “treino” depois dos seis primeiros meses, já que recém-nascidos ainda tem o sistema imune muito imaturo. 

imunidade das crianças

Gripes constantes significam imunidade baixa? 

DEPENDE! É normal crianças contraírem doenças virais com frequência. O que deve chamar atenção são as infecções bacterianas de repetição, que exigem o uso de antibióticos várias vezes ao ano. Baixo peso e pouco crescimento também indicam que as defesas podem estar prejudicadas.  

O estado emocional influencia na imunidade?

VERDADE! O stress libera cortisol no corpo, um hormônio que desequilibra o sistema imunológico. A dica aqui é evitar o exagero de atividades extracurriculares. As crianças precisam de mais horas de sono do que os adultos para se recompor e caso o descanso não seja o suficiente, ela pode ficar estressada.

imunidade das crianças

A alimentação é importante para a imunidade 

VERDADE! Ter uma boa alimentação, o sono adequado e um estilo de vida ativo e saudável contribui muito para que a imunidade se forme desde a infância. Para fornecer nutrientes importante como as vitaminas C, D e A, zinco, ferro, ácidos graxos e fibras, aposte em:

  • Frutas cítricas como o limão e a laranja;
  • Vegetais verde-escuros;
  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Carnes;
  • Feijão;
  • Oleaginosas;
  • Aveia;
  • Probióticos, como leite fermentado. 

imunidade das crianças

Se meu filho comer mais alho, cebola, mel ou gengibre ficará mais protegido?

MITO! Esses alimentos são saudáveis e benéficos para o organismo, mas não obrigatórios. Nesse caso, o que conta mais é uma dieta balanceada. O mesmo vale para fitoterápicos como chás e o própolis. Você pode até oferecer para os pequenos, mas não espere milagres. 

Parto normal e leite materno são importantes para a imunidade? 

VERDADE! Na descida pelo canal vaginal da mãe, o bebê é coberto de bactérias e fungos presentes ali, o que é ótimo porque eles serão os primeiros habitantes da microbiota intestinal do bebê. E uma microbiota saudável está associada, por exemplo, ao risco menor de alergias. 

Já a amamentação exclusiva nos seis meses fornece ao pequeno todos os anticorpos já produzidos pela mãe durante a vida. Conhecida como “primeira vacina”, o recém-nascido, ganha uma espécie de imunidade “por tabela” enquanto a sua própria se desenvolve. Além disso, o leite é cheio de proteínas, vitaminas, carboidratos e outros nutrientes. É tudo de bom! 

vantagens do parto normal

Vacinas sobrecarregam o sistema imunológico do bebê?

MITO! As vacinas são seguras e isso já foi comprovado por muitos estudos científicos. Elas são, na verdade, essenciais para desenvolver a imunidade das crianças. Cada vez que  o pequeno recebe uma dose, desenvolve seus próprios anticorpos, que carrega ao longo da vida. Por isso, mantenha a caderneta de vacinação sempre em dia!

imunidade das crianças

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Vacina pentavalente protege contra cinco doenças

Gravidez saudável: alimentos que aumentam a imunidade

Conheça os benefícios do banho de sol no bebê



Fonte: Ficar Gravida

Mais Matérias