Tem mais de 35 e quer engravidar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Como diz o ditado: a idade não passa de um número. Mas quando se trata de engravidar e ter uma gravidez saudável, isso pode importar. Tenha certeza, a maioria das mulheres saudáveis ​​que engravidam após os 35 anos e até os 40 anos de idade têm bebês saudáveis. Isso não significa, porém, que você não deva pensar em medidas inteligentes que você pode tomar para maximizar sua saúde e a saúde do bebê durante a gravidez.

Como posso aumentar minhas chances de ter um bebê saudável?
Exames pré-concepção e aconselhamento. Quando você decide que está pronta para ter um bebê, é importante tomar algumas medidas antes da concepção. Consulte seu médico para um check-up para garantir que você está saudável antes da concepção. Converse com ele para se certificar de que você está emocionalmente preparada para a gravidez.

Obtenha atendimento pré-natal precoce e regular. As primeiras 8 semanas de sua gravidez são muito importantes para o desenvolvimento do seu bebê. O atendimento pré-natal precoce e regular pode aumentar suas chances de ter uma gravidez segura e um bebê saudável. O atendimento pré-natal inclui exames, exames regulares, educação sobre gravidez e parto, aconselhamento e apoio.

Obter assistência pré-natal também ajuda a fornecer proteção extra para mulheres acima de 35 anos. Isso permite que seu médico fique à frente das condições de saúde mais comuns em mulheres com mais idade quando engravidam. Por exemplo, sua idade pode aumentar seu risco de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, uma condição que causa pressão alta juntamente com proteínas na urina. Durante as visitas pré-natais, seu médico verificará sua pressão arterial, testará sua urina em busca de proteínas e açúcar e testará seus níveis de glicose no sangue. Dessa forma, qualquer problema em potencial pode ser detectado e tratado precocemente.

Considere testes pré-natais opcionais para mulheres acima de 35 anos. O seu médico pode oferecer testes pré-natais especiais que são particularmente aplicáveis ​​a mães com mais idade. Esses testes ajudam a determinar o risco de ter um bebê com defeito de nascença. Pergunte ao seu médico sobre esses testes para que você possa aprender os riscos e benefícios e decidir o que é certo para você.

Tome vitaminas pré-natais. Todas as mulheres em idade fértil devem tomar uma vitamina pré-natal diária contendo pelo menos 400 microgramas de ácido fólico. A ingestão de ácido fólico suficiente todos os dias antes e durante os primeiros 3 meses de gravidez pode ajudar a prevenir defeitos que envolvem o cérebro e a medula espinhal do bebê. Tomar ácido fólico adiciona um nível importante de proteção para mulheres com mais idade, que têm maior risco de ter um bebê com defeitos congênitos. Algumas vitaminas pré-natais têm 800-1.000 mcg de ácido fólico. Isso ainda é seguro na gravidez. De fato, algumas mulheres precisam de mais de 400 mcg para proteção contra defeitos congênitos. Não tome mais de 1.000 mcg (1 miligrama) de ácido fólico sem consultar o seu médico. Mulheres com histórico de uma criança com defeitos no tubo neural precisam de 4000 mcg.

Como posso diminuir meu risco de problemas de gravidez?

Você merece o mesmo CPT do seu bebê. Cuidar de si mesmo ajudará você a gerenciar quaisquer problemas de saúde existentes e a protegê-lo de diabetes relacionada à gravidez e pressão alta. E quanto mais saudável você for, melhor será para o seu filho.

Acompanhe outras consultas médicas. Se você tiver um problema de saúde crônico, como diabetes ou pressão alta, não deixe de acompanhar as consultas médicas regulares. Gerenciar sua condição antes de engravidar manterá você e seu bebê saudáveis. Não deixe de consultar seu dentista para exames e limpezas regulares também. Ter dentes e gengivas saudáveis ​​diminui a chance de nascimento prematuro e de ter um bebê com baixo peso.

Mantenha uma dieta saudável e equilibrada. Comer uma variedade de alimentos irá ajudá-lo a obter todos os nutrientes que você precisa. Escolha muitas frutas e vegetais, grãos integrais, feijões, carnes magras e laticínios com pouca gordura. Você deve comer e beber pelo menos quatro porções de laticínios e outros alimentos ricos em cálcio todos os dias. Dessa forma, você manterá os dentes e os ossos saudáveis ​​enquanto o bebê se desenvolve. Certifique-se também de incluir boas fontes alimentares de ácido fólico, como vegetais de folhas verdes, feijão, fígado e algumas frutas cítricas.

Ganhe a quantidade recomendada de peso. Converse com seu médico sobre quanto peso você deve ganhar. Mulheres com um IMC normal devem ganhar entre 11 e 15 quilos durante a gravidez. Se você estava acima do peso antes de engravidar, seu médico pode recomendar que você ganhe apenas 6 a 11 quilos. Mulheres obesas devem ganhar cerca de 4 a 9 quilos. Ganhar a quantidade adequada de peso diminui a chance de seu bebê crescer lentamente e reduz o risco de parto prematuro. Você também reduz o risco de desenvolver problemas de gravidez, como diabetes gestacional e pressão alta.

Exercite-se regularmente O exercício regular ajudará você a manter um peso saudável na gravidez, a manter a força e a aliviar o estresse. Apenas certifique-se de revisar seu programa de exercícios com seu médico. Você provavelmente poderá continuar sua rotina de exercícios normal durante a gravidez. Mas seu médico pode ajudá-la a descobrir se você precisará reduzir ou modificar sua rotina.

Pare de fumar e beber álcool. Como todas as mulheres grávidas, você não deve beber álcool ou fumar durante a gravidez. Beber álcool aumenta o risco de o bebê ter uma grande variedade de defeitos mentais e físicos. Fumar aumenta a chance de ter um bebê com baixo peso ao nascer, o que é mais comum em mulheres com mais idade. Não fumar também pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia.

Siga estas dicas e engravide com saúde e tranquilidade, até a próxima!!!

Mais Matérias