Teste de gravidez pode dar falso negativo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Para casais tentantes, a hora do teste de gravidez é uma explosão de ansiedade. Quando pela manhã a urina da mulher é coletada e os minutos parecem uma eternidade até que o teste acuse um resultado… O teste deu negativo, mas dessa vez vocês tinham certeza que seria positivo! Os sintomas estavam tão claros, como pôde ter dado negativo? Aqui está uma esperança pra vocês. Testes de gravidez podem tanto dar falsos positivos quanto falsos negativos. Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre teste de gravidez e falsos negativos.

Neste artigo você vai encontrar:

Tipos de teste de gravidez

Quando suspeitamos que estamos grávidas, logo vamos à farmácia comprar um teste rápido pra fazer. Mas o teste de farmácia não é o único meio de se atestar uma gravidez. Você conhece todos os meios possíveis para se atestar uma gravidez? E a taxa de confiabilidade? Não se preocupe, colocamos aqui os testes possíveis para você conferir:

Teste de gravidez de farmácia

Este é o teste mais conhecido e popular, pois o acesso é fácil por não precisar de uma prescrição médica. O teste é feito com a urina (a primeira do dia) da mulher e ele indica gravidez ou não baseando-se no nível do hormônio hcG presente. Segundo a doutora Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa, a precisão varia muito de  marca para marca, e mesmo o melhor de todos tem uma taxa de confiabilidade entre 95% e 99%.

Teste de sangue

O teste de sangue só pode ser realizado através de uma prescrição médica, mas não tem nenhum segredo, qualquer médico pode pedir. Este teste mede a taxa do hormônio Beta hcG no sangue da mulher. Ele é um teste muito preciso, segundo a doutora Juliana, uma taxa de 99% de acerto e ele também é capaz de indicar o tempo de gestação, por indicar quantitativamente o nível de hormônio presente no sangue. Outro ponto positivo para esse teste é que ele não costuma demorar muito para sair. Claro que sempre depende da eficiência e demanda de um laboratório, mas no geral não costuma demorar.

Exame pélvico

Diferentemente dos outros teste, este teste não mede nível hormonal porque é um exame de imagem. O exame pode ser feito no consultório do seu ginecologista, caso ele tenha o equipamento necessário ou então numa clínica especializada. A gravidez é atestada ou não caso seja possível ver o embrião ou não. Por ser um teste de imagem, é o que tem maior precisão. Mas ao mesmo tempo, se não for feito de forma adequada pode dar um diagnóstico errado.

Quando fazer o teste de gravidez?

Como falamos anteriormente, a maior parte dos testes é baseado na quantidade de hormônio, por isso é importante esperar um certo tempo depois da relação sexual para fazê-lo. Segundo a doutora Nicole Geovana, os hormônios começam a subir apenas depois de 8 dias da fecundação, por isso o tempo mínimo para se esperar para fazer um teste de gravidez é 7 dias depois da relação sexual. Se feito antes desse período a chance de dar um falso negativo é enorme.

Se você não se lembrar a data da última relação sexual, não se preocupe! Existe uma outra forma para se calcular o período ideal. Você pode esta conta baseando-se nos dias de atraso do seu ciclo menstrual. Segundo a doutora Nicole, o ideal é se fazer o teste depois de 15 dias de atraso, pois a taxa de acerto é de 99%. Caso o atraso persista e outros sintomas da gravidez estiverem aparecendo o recomendável é repetir o teste depois de 14 dias.

Por que um teste de gravidez pode dar falso negativo?

O motivo mais comum para um teste de gravidez acusar negativo erroneamente tem a ver com o fato dele ter sido feito muito cedo e não ter dado tempo do hormônio hcG aumentar o suficiente. Por isso se você tem um ciclo menstrual irregular ou está amamentando (o que deixa o ciclo irregular) pode ser que a sua menstruação não esteja de fato atrasada ainda e a sua contagem de dias de atraso estar errada.

Um caso bem peculiar e perigoso que pode acontecer também, é uma gravidez ectópica. Ela acontece quando o óvulo fecundado se fixa em um lugar não seja a parede uterina (processo de nidação). Uma gravidez ectópica é muito perigosa e coloca a vida da mulher em risco por conta de hemorragias internas causadas por ela.

Como evitar um falso negativo?

A melhor forma de se evitar um falso negativo é não fazendo o teste muito cedo. Esperar os níveis hormonais aumentarem é com certeza a forma mais fácil de se evitar um resultado deste tipo. Ao mesmo tempo que é sempre bom fazer mais de um teste, pois se os níveis hormonais ainda estão baixos os testes podem oscilar em seus resultados, principalmente o teste de farmácia.

Um fator, um tanto quanto esquecido, é a validade do teste de gravidez. Assim como todos os produtos industrializados, o teste de gravidez também tem sua data de validade. Por isso, antes de fazer o seu teste verifique se ele ainda está dentro da data de validade.

Se o ciclo atrasar e o teste der negativo sempre…

É muito importante também investigar mais profundamente caso o seu ciclo esteja atrasado a muito tempo e os testes continuam dando negativo. Pode ser que algo de errado esteja acontecendo com o seu corpo. Por isso procure um médico para que ele possa investigar quais as causas possíveis para seu corpo esta reagindo de forma irregular. Muitas vezes pode ser algo bem pequeno e sem gravidade, mas pode ser também que seu corpo esteja te alertando de algo importante. Não negligencie a sua saúde, procure um médico toda vez que perceber que seu corpo estiver com sintomas incomuns para você.

Gostou deste texto? Compartilhe com a sua amiga que está tentando engravidar! E você? Já fez algum teste que acusou negativo para gravidez mas você estava grávida? Conta aqui nos comentários para ajudar mulheres tentantes que podem estar na mesma situação que você. Para mais textos como esse clique aqui!



Fonte: Lá vem bebê

Mais Matérias