Uma listinha para você que quer engravidar.

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Você pode ainda não estar grávida, mas há muito o que fazer agora para se tornar o mais saudável possível para um bebê em crescimento. Considere esta a sua lista de tarefas no seu período de pré-concepção.

1. Marque uma consulta com seu médico.

É verdade que você a verá muitas vezes depois de conceber, mas também é uma boa ideia marcar uma visita com antecedência, mesmo que você já tenha engravidado antes. Se você tiver algum problema de saúde que possa afetar suas chances de engravidar ou tornar a gravidez mais arriscada, é importante controlá-las agora.

Se doenças como fibrose cística ou doença das células falciformes ocorreram na sua família ou na de seu parceiro, você também pode procurar um conselheiro genético ou fazer testes de triagem pré-concepção.

2. Verifique suas gengivas.

Existe uma conexão entre boa saúde bucal e uma gravidez saudável. A doença gengival está ligada ao nascimento precoce e ao baixo peso ao nascer. Então agora é a hora de procurar um dentista para resolver qualquer problema.

3. Pare de fumar e beber.

Você já deve saber que tabaco e álcool durante a gravidez nunca são bons. Eles são ruins para o crescimento de um bebê e podem causar problemas de saúde para ele quando ele ficar mais velho.

Mas mesmo agora, fumar e beber pode dificultar a gravidez e aumentar suas chances de aborto. Converse com seu médico sobre programas que podem ajudá-la a abandonar esses hábitos.

4. Reduza a cafeína.

Beber mais de duas xícaras de café ou cinco latas de refrigerante por dia (cerca de 250 miligramas de cafeína) pode dificultar sua concepção e aumentar as chances de abortar.

Mudar para o descafeinado agora tem outra vantagem: você não terá que aturar os desejos de cafeína durante as primeiras semanas de gravidez.

5. Coma de forma inteligente.

Não há melhor momento para eliminar comidas prontas, lanches de fast food e todas as suas calorias vazias. Certifique-se de consumir muitas frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras todos os dias. Uma dieta saudável antes da concepção pode diminuir a probabilidade de você ter diabetes gestacional, um tipo que afeta mulheres grávidas.

6. Perca os quilos extras.

Peso extra pode aumentar suas chances de problemas como diabetes gestacional e pressão alta durante a gravidez – uma condição chamada pré-eclâmpsia.

Geralmente, não é uma boa ideia perder peso enquanto estiver grávida; portanto, se você quiser perder peso, comece agora.

7. Esteja em dia com as vacinas.

Algumas doenças durante a gravidez podem fazer mais do que deixá-la infeliz. Eles podem machucar seu filho. Converse com seu médico sobre as vacinas que você precisa agora e quais você precisará mais tarde.

Os médicos dão algumas sugestões durante a gravidez, como a vacina Tdap para tosse, para que seu bebê também possa se beneficiar da proteção.

8. Pense nos remédios que você toma.

É importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando – prescrição, venda sem receita, até vitaminas e ervas. Alguns deles podem afetar seu bebê.

Agora é a hora de começar a tomar um suplemento pré-natal de vitamina ou ácido fólico para reduzir o risco de defeitos congênitos.

9. Seja exigente com frutos do mar.

Você provavelmente já ouviu falar que é inteligente evitar peixes com alto teor de mercúrio enquanto estiver grávida. Mas pode levar até um ano para o seu corpo limpar o elemento do sangue.

Peixe no seu prato duas vezes por semana é bom, mas repasse os tipos que contêm muito mercúrio, como espadarte, peixe-azulejo, carapau e tubarão.

10 Abuse dos exercícios.

O exercício não apenas o ajudará a obter um peso saudável, mas também o preparará para o trabalho de parto e parto. Quando você estiver esperando, procure aulas especiais de pré-natal que sejam seguras para as futuras mamães.

São pequenas dicas que podem facilitar a sua gravidez, siga-as e comece desde já a ser uma ótima mamãe.

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